Talento é desejo

Em 2012 fiz um curso de teatro ministrado pela diva Isadora Ferrite, onde tivemos uma aula muito interessante sobre talento. Basicamente, nossa instrutora nos falou que quando realmente amamos o teatro, significa que temos sim talento.
Pra ilustrar melhor, ela nos contou uma história de quando ainda fazia parte do grupo Oficina, sob a direção do grande Zé Celso. E a história era mais ou menos assim:

Zé Celso estava fazendo audições para o papel de protagonista de sua próxima peça. Entra uma das candidatas, de saia e meia calça fio 20. O diretor pede pra ela fazer uma cena em que ela precisaria se arrastar no chão. Preocupada, a garota pergunta se poderia fazer a cena de outra maneira, já que se fizesse da forma solicitada, ela poderia rasgar sua meia calça. Zé Celso, num misto de decepção e irritabilidade, diz:
ENTÃO VOCÊ PODE DEIXAR A SALA PORQUE VOCÊ NÃO TEM TALENTO!
A atriz deixa o espaço aos prantos. Não é fácil ouvir de um dos maiores nomes do teatro nacional que você não tem talento. O grupo ficou assustado, e alguns retrucaram em tom de chateação que o diretor havia sido muito duro com a garota, uma vez que ela nem tinha se apresentado. "Como você pode dizer que ela não tem talento se ela nem teve chance de mostrar algo?". Ele então olha nos olhos de cada um do grupo e diz:

- Vocês não entenderam. Se ela estava mais preocupada com a meia do que com o papel, significa que ela não o desejava o suficiente, e se ela não tem um sincero e profundo desejo, não tem como ela dar o que precisamos.

Muitas pessoas me perguntam se eu acredito em um dom natural que nasce conosco. Bom, eu deixei de acreditar na arte como uma eleição religiosa faz algum tempo. Hoje tento ser mais pragmática, embora ainda acredito sim que algumas pessoas tenham uma facilidade maior por diversos motivos. Mas sobretudo, que vamos nos dedicar a algo na medida que somos apaixonados. Talento é desejo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moda Underground: Steampunk

Welcome To Burlesque