Moda Underground: Steampunk

Estava pensando no que postar hoje e, involuntariamente, me veio uma vontade louca de postar algo da série "Moda Underground", que foi estreada aqui com o "Dark Cabaret" (clique para ver o post), que inclusive, era o único post da série até então.

Pensei e repensei sobre o que postaria com relação a isso, passei e pesquisar um pouco sobre diversos nomes aleatórios de gêneros e movimentos que me vinham a cabeça, até que me veio um nome pelo qual eu já havia ouvido falar, mas sinceramente não fazia ideia sobre o que se tratava: Steampunk.
Confesso que fiquei fascinada, como comentei no twitter, após começar a ler sobre o gênero, descobri que tinha muito mais vínculo com isso do que imaginada, mas vamos agora direto ao assunto.

♥ Mas o que é Steampunk?
 

Não há como definir o que é exatamente o Steampunk, até porque, é um gênero que dá muita liberdade a seu admirador de usufruir do tema - principamente no vestuário - de forma beeem variada, mas basicamente, o Steampunk é um "é um sub-gênero da Ficção Científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao Século XIX, como se a Era Vitoriana tivesse sido de tal forma bem sucedida que seus costumes, tecnologia e cultura tivessem perdurado por muito mais do que de fato perduraram", pra entender melhor, assista a filmes como "Stardust", "Liga Extraordinária", "Van Helsing" e "A bússola de Ouro", e a animação da Disney "Planeta do Tesouro", esses são os mais populares que remetem ao gênero. (clique nos links para ver o trailer)

Clique na foto para Ampliar
♥ Moda Steampunk
Como já foi dito, o Steampunk tem suas referências na Era Vitoriana e também na moda Europeia em geral, principalmente a britânica (na época da Revolução Industrial).

Sendo assim, Saias longas, Corsets (sim, muitos corsets*-*), Fivelas, Coletes, Vestidos, Botas, Babados e etc, tem suuper a ver com esse gênero, mas é importante ressaltar que o que faz um look desses ser classificado ao Stempunk é o toque "ficção científica", por isso, é quase se uma regra pensar num personagem nesse contexto antes de começar, podendo ser um médico, um mercenário, um cientista, um detetive (Sherlock Holmes, ulalá), um aventureiro, e todos os que a sua imaginação permitir,  isso facilita muito na hora de escolher as peças para o visual, e é claro que todos esses exemplos também valem pras meninas.
Off - Reparem no voilette da moça da foto ao lado, rs (♥ post sobre Voilettes)

Goggles
 O que ajuda muito também são os acessórios: Relógios de bolso, engrenagens, lupas, goggles, binóculos, partes mecânicas no corpo ou até armas, também são muito válidos, uma vez que "o gênero prega uma tecnologia muito mais avançada do que a realmente alcançada da nossa História".




Uma banda que eu já conhecia, sempre gostei muito, e é explicitamente aderente ao "Steampunk" é o "The Clockwork Quartet", que seus álbuns e músicas contam histórias, onde cada integrante da banda é um personagem. É realmente muito interessante e vale a pena não só pelo formato e visual, mas o som também é muito bom.
The Clockwork Quartet
 Emilie Autumn, que foi citada no post sobre Dark Cabaret, também está fortemente ligada a esse gênero, e após um tempo, pude perceber que o próprio Dark Cabaret está ligado -direta ou indiretamente- ao Stempunk.
 
Emilie Autumn

Outros objetos e trajes Steampunk:
 

  

Bom, é isso, espero que tenham gostado de Steampunk! Com certeza você acabou percebendo que alguma coisa do gênero você curte e nem sabia do que se tratava, ou mais do que isso, agora vai notar de cara quando ver algo Steampunk. 
No Brasil há um Conselho Steampunk, foi até do site que eu tirei a maioria das informações,
dêem uma olhada pra vocês verem como o negócio é organizado, rs


Beijinhos, Até a próxima.

Comentários

Alexandre Junior disse…
Q mal lhe pergunte, but... a primeira foto após a pergunta "Mas o que é Steampunk ? " Seria o Ciel Phantomhive e a Madame Red ? Quase certeza de que a resposta sera sim... rsrs
Unknown disse…
Amei demais o post, principalmente pela relação indireta do Steampunk com os cosplays. =D
Espero mais novidades do assunto ^.^
Náthalie disse…
Adorei o poste e acheii super interessante ♥
seuu blogg está tãoo legall nina ♥
Teorias de Gi disse…
Nossa que legal não conhecia este estilo mas eu amo as roupas da Enna no Van Helsing e tem uns look muito 10.é muito bom conhecer coisas novas.
Adorei seu blog por isso vou seguir.
Beiijusss...

http://umaamigapramim.blogspot.com/
Fleecase disse…
Gostei do seu blog, parabéns! ;)
Conheça o Fleecase, site que está bombando em São Paulo e por todo o Brasil. Seja mais um coligado nessa rede, acesse www.fleecase.com e cadastre-se. É grátis. Ótima oportunidade pra fazer amizades, trocar idéias com uma galera super antenada etc e tal.
www.fleecase.com
Texto e Voz disse…
Nossa seu blog é muitooooooooo legalll..me identifiquei bastante..adoro assuntos sobre moda...e coisas antigas....vou add na minha página de favoriosss...vc é muitoo criativa..parabéns...
jhenny mary disse…
que legal chegar aqui e ver bastante posts *-* adorei !
acho que voce deveria falar mais sobre dark cabaret, gosto bastante dele e nunca achei um lugar descente que falasse sobre pessoas com o estilo dark cabaret, roupas ( usando roupas para sair e tal no estilo sabe ? )
acho complicado falar sobre estes assuntos, mas voce esta de parabens !
beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Welcome To Burlesque